A antiga residência do ex-frade dominicando Frei Tito de Alencar, uma das maiores referências de um cearense na lutra contra a ditadura, recentemente, no ano de 2020, foi tombada e desapropriada pela prefeitura de Fortaleza para se transformar em um espaço de memória.
No entanto, a luta de diversos movimentos sociais foi árdua e demorada até se chegar à essa vitória, que ainda não se consolidou.
O Coletivo Aparecidos Políticos, em parceria sempre com a sobrinha de Frei Tito, Lúcia Alencar, desenvolveu diversas atividades e intervenções na antiga residência do Frade. O que segue aqui são alguns dos registros dessas nossas atividades. A próxima citação é referente ao último movimento que pressionou a desapropriação da casa por parte do poder público, a Ocupa Frei Tito:
“Ocupação da Casa em que Frei Tito de Alencar Lima nasceu e viveu em sua infância e adolescência, localizada na Rua Rodrigues Junior, 364 – Centro de Fortaleza. A casa que marca esta fase de sua história foi tombada pelo Decreto Municipal 12843 de 22 de junho de 2011 – Processo 90594/2011, portanto não pode ser demolida e nem vendida, por ser atualmente patrimônio histórico da Cidade, como espaço de memória e inspiração para a continuidade da luta por justiça.” Por Ocupa Frei Tito
2018:





2014:
Na manhã ensolarada de domingo, 14 de setembro,nosso Coletivo celebrou o aniversário de vida de Tito de Alencar, cearense de Fortaleza, frade dominicano, ativista, preso político, torturado, exilado e mártir. A homenagem ocorreu através do projeto ”Conexões Cartográficas da Memória”, projeto aprovado no I Edital Público de Intercâmbio e Residência da Secretaria de Cultura de Fortaleza, sendo a primeira de muitas ações que visa criar uma cartografia da memória em nossa cidade.
Tito, durante sua infância, residiu em um imóvel localizado na Rua Rodrigues Junior, N.º 364, Centro de Fortaleza. O imóvel está em processo de tombamento pela Prefeitura há alguns anos e esta ação serve também para cobrarmos uma maior agilidade. A ideia é que o espaço se torne um local de memória, aberto aos movimentos sociais.Nossas mais sinceras homenagens a esse cearense que dedicou sua vida à causa do povo, à luta contra as injustiças sociais!Frei Tito, presente!




2013:



