A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto


A diretora alemã Christiane Mudra se encontra no experimento teatral yoUturn com o fenômeno do monitoramento de pessoas. O texto da obra é construído a partir de entrevistas realizadas com pessoas que sofreram vigilância ao redor do mundo. O público poderá experimentar os mecanismos de medo e paranóia em turnês performáticas pela cidade.

A grande estreia de yoUturn em Munique em 2013 foi acompanhada de novas edições em Potsdam e Berlim, em 2014 e 2015, tornando-se conhecida pelo grande público e reação midiática.

Após uma primeira cooperação com o Teatro Máquina em abril de 2016, o trabalho recebe agora nova reformulação para se adaptar à cidade de Fortaleza e ser oferecido ao público, com a colaboração do Coletivo Aparecidos Políticos, além do Teatro Máquina novamente.

A ideia de yoUturn não é nenhuma reação às revelações de Edward Snowden, mas antecede essas revelações. O trabalho gira em torno da exploração criativa de Christiane Mudra com a ditadura de Assad (Síria), a ditadura da Alemanha Oriental e os vários casos de espionagem ilegal em estados “democráticos”.
Através das revelações de Snowden sobre os excessos do monitoramento global do serviço secreto dos EUA e seus parceiros, o assunto assumiu uma dimensão inteiramente nova. Assim como Angela Merkel, também Dilma Rousseff foi monitorada pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) em 2013, no entanto a presidenta brasileira foi a única que cancelou uma viagem de Estado oficial aos EUA, por conta do escândalo.
Atualmente, as cidades brasileiras estão sob monitoramento por meio digital e de vídeo.
Prédios e residências são protegidos por empresas de segurança privada.
A obra investiga os processos de vigilância durante a ditadura militar brasileira e a cooperação com empresas alemãs, como o caso da Volkswagen que está sendo investigada atualmente pelo Ministério Público Federal por supostamente colaborar com a ditadura através do monitoramento ilegal de seus funcionários e outras violações de direitos.
yoUturn Fortaleza pesquisa até que ponto a experiência com monitoramento no tempo da ditadura influencia de forma inconsciente a população até hoje.


Equipe:
Conceito, pesquisa, texto e direção: Christiane Mudra
Deisgn gráfico: Levy Mota
Filmagem 360º: Leon Krenz
Com
Teatro Máquina – Fabiano Veríssimo, Levy Mota e Márcio Medeiros
Aparecidos Políticos – Aspásia Mariana e Raquel Silva dos Santos
Assistência de produção: Iago Domingos
Assistência de preparação: Ana Luiza Rios e Loreta Dialla


APOIO CULTURAL
Instituto Goethe, DAAD, Casa de Cultura Alemã, UFC – Universidade Federal do Ceará.

APOIO INSTITUCIONAL
Cine-Teatro São Luiz, Instituto Dragão do Mar e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

REALIZAÇÃO
Teatro Máquina
Coletivo Aparecidos Políticos

Evento: https://www.facebook.com/events/128825437825544/