Trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos que nos citam ou nos investigam:
Mourão, A. A.; Venicius, M.; Nina, S; Maris, S; Araujo, S. Minimanual da Arte Guerrilha Urbana. 1. ed. Fortaleza : Expressão Gráfica e Editora, 2015. v. 1 . 56p
Albuquerque, F. T. Censura e transgressão na arte contemporânea. In:Palíndromo, v8, no 15, p.42-57, jan/jun 2016
Barbalho; Soaress, S. K. A.. Modos de dizer sobre a ditadura civil-militar brasileira: arte política nas intervenções de Artur Barrio e do Coletivo Aparecidos Políticos. Em: Deisimer Gorczevski. (Org.). Arte que inventa afetos. 1ed.Fortaleza. : UFC. 2015.v. 1, p. 307-320
Campos, M. Prado. Movimentos sociais e os significados da Comissão Nacional da Verdade: a memória da ditadura vinculada aos direitos humanos. (Relatório Final-PIBIC) Fundação Getúlio Vargas. Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2016 (Citações em p. 28 e 36)
Cavalcante, R.; Camelo, M. Direitos Humanos e o cumprimento das leis. O direito à verdade e à justiça. Curso Direitos Humanos e Geração de Paz – Universidade Aberta do Nordeste – ensino à distância.
Deisimer Gorczevski, Gerardo Rabelo, Maria Fabiola Gomes, Pedro Fernandes,Priscilla Sousa e Sabrina Araújo (Organizadores). Nossas ruas com cinema (recurso eletrônico) : cine ser ver luz / – Fortaleza: Imprensa Universitária, 2019
Falcão, Natália C. G. Transpondo cidades: o papel do ciberespaço diante das intervenções urbanas (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal do Ceará, 2014
Fulaneti, O. de N. (2016). Semiótica e intertextualidade: um estudo da presença do <i>Minimanual do guerrilheiro urbano</i> na rede entre 2010 e 2016. Estudos Semióticos, 12(2), 38-46. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2016.127613
Freitas, Eduardo Bruno Fernandes. Performance Urbana Nômade: cartografias interventivas no espaço-tempo de Fortaleza/CE / Eduardo Bruno Fernandes Freitas ; orientador, Antônio Carlos de Araújo Silva. — São Paulo, 2018. 148 p.: il. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Escola de Comunicação e Artes / Universidade de São Paulo
Gorczevski, D. Lente jovem e ponto de vista do Ilhéus em Porto Alegre.
Helton Levy – The Internet, Politics, and Inequality in Contemporary Brazil: Peripheral Media
Lima, Tiago Régis de. Nas fendas do invisível, nas dobraduras do tempo:ensaios sobre imagem e memória / Tiago Régis de Lima. –2017. Orientador: Luis Antonio dos Santos Baptista. Tese (Doutorado em Psicologia) – UniversidadeFederal Fluminense, Instituto de Psicologia, 2017.
Marçal, Joyce. Relatório técnico-científico do livro-reportagem coletivos aparecidos políticos: arte em protesto / Joyce Marçal; Thaíla Cavalcante. Fortaleza – 2013.49f. Il. Orientador: Prof.a Esp. Klycia Fontenele Oliveira. Trabalho de Conclusão de curso (graduação) – FaculdadeCearense, Curso de Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo
Medeiros, W.A & Lima, J.M.A. Rostos que desaparecem: reflexões sobre uma prática de ensino de artes visuais coletivas em fotografia experimental. IN: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Ebook do 27 Encontro: Conversações Anpapianas., 2019
Mello, Felipe C. Comunicação, hegemonia e memória:lutas discursivas sobre a ditadura civil-militarna sociedade brasileira contemporânea. IN: Verso e Reverso, 32(79):13-24, janeiro-abril 20182018 Unisinos – doi: 10.4013/ver.2018.32.79.02
Mourão, A. A.; Venicius, M. ; Tavares, V. ; Bruno, Daniel ; Siqueira, G. A. . Os Aparecidos Políticos: Arte Ativista e Justiça de Transição. Revista Anistia Política e Justiça de Transição, v. 1, p. 148-170, 2012.
Mourão, A. A. Arte Resistência à Biopolítica: a experiência de Rádio Livre do Coletivo “Os Aparecidos Políticos”. In: Paula Ramos de Oliveira; Walter Omar Kohan. (Org.). Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para formação de professores. 1ed.São Paulo: Editora Alínea, 2012, v. 2, p. 1-286.
Mourão, A. A.. Ditadura, modernização conservadora e universidade: debates sobre um projeto de país. In: Marcelo Mari; Priscila Rossinetti. (Org.). Minimanual da Arte Guerrilha Urbana: Arte Ativista e Justiça de Transição. 1ed.Goiânia: Editora UFG, 2015, v. 1, p. 185-203.
Mourão, Alexandre de Albuquerque; Henrique Silva, Daniele Nunes . Aparecidos Políticos: juventude por políticas públicas de memória, verdade e justiça. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais (FDV), v. 17, p. 409-430, 2017.
Mourão, A. A.; Figueiredo, C. F. ; Schincariol, R. . Lampejos: arte, memória, verdade e justiça. 1. ed. Belo Horizonte: Synergia, 2016. v. 1. 200p
Mourão, Alexandre de Albuquerque. Resistência à biopolítica: arte ativista na exceção brasileira / Alexandre de
Albuquerque Mourão. – 2013. 90 f. : il., enc. ; 30 cm. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza
Mourão, A.A; Venicius, M; Tavares, V; Muskito, D; Almeida, G. Catálogo Exposição Rádio-arte: memórias e resistências, 2012
Mourão, A, A. Minimanual da arte guerrilha urbana: arte ativista e ação educativa do coletivo aparecidos políticos / Alexandre de Albuquerque Mourão, orientador Herbert Rolim de Souza. Fortaleza, 2013. (Monografia) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Mourão, A,A. VENICIUS, M. . Memórias das Resistências presentes nas Ruas: os Aparecidos Políticos. In: ESCRIVÃO, Marcos; BELLINI, Tito. F; RUSSO, Pedro;. (Org.). Memórias da Resistência. 1ed.Franca: Outras Expressões, 2012, v. 1, p. 87-96.
Mourão, A. A.. Intervenção Urbana pela Ar. In: COSTA, Izabel; SIQUEIRA, Ana Paula. (Org.). Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2011 – 8a Edição. 8ed.Rio de Janeiro: FUNARTE, 2012, v. , p. 16-19.
Nogueira, P. Ativismo poético: transpondo a política das ruas para os espaços da arte. MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, v. 3, n.1, p.44-59, jan. 2019. Disponível em: ˂https://www.publionline. iar.unicamp.br/index.php/mod/article/view/1300˃; DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i1.1300.
Peccini, Isabela Rapizo. Cidade: substantivo feminino. As desigualdades de gênero e o espaço público (não) vivenciado pela mulher. (Trabalho de Conclusão de Curso). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Citação na p. 20)
Sousa, Francisco Herbert Rolim de,.Potencialidades da arte pública relacional na arte/educação:práticas da cidade como sala de aula (Tese de Doutorado). Universidade de Lisboa.
Sousa, Francisco Herbert Rolim de,. Ensino de arte no campo da Estética Relacional. AÇÁ: Artes da Cena | Vol. I | n. 1 | ano 2018 ISSN 2595-2781.
Soares, Sabrina Késia de Araújo. Imbricações Estético-Políticas nas Intervenções do Coletivo Aparecidos Políticos [recurso eletrônico] / Sabrina Késia de Araújo Soares. – 2015. 1 CD-ROM: il.; 4 3⁄4 pol. Dissertação (mestrado acadêmico) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza
Torelly, M; Abrão, P. Mutações do conceito de anistia na justiça de transição brasileira: a terceira fase da luta pela anistia. IN: Justiça de transição: direito à justiça, à memória e à verdade / Giuseppe Tosi…[et al.], (Organizadores).- João Pessoa: Editora da UFPB, 2014. 348p. (Coleção Direitos Humanos)
Torelly, M; Abrão, P.Die Mutationen des Amnestiebegriffs in der brasilianischen Transitionalen Gerechtigkeit
Vasconselos, Jorge. Estudo da prática do coletivo Aparecidos Políticos na disciplina de Seminário dos Processos Artísticos I na Universidade Federal Fluminense – Instituto de Arte e Comunicação Social- Programa de Pós-Graduação em ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DAS ARTES -PPGC