Com o objetivo de conhecer e se aproximar das experiências de justiça de transição na Argentina, nós, Coletivo de Arte Ativista Aparecidos Políticos, embarcamos no dia 17 setembro, para Buenos Aires, através do IV Prêmio Leonilson de Artes Visuais, da Secretaria de Cultura de Fortaleza. O intercâmbio correspondeu à segunda fase do Projeto “Caminhos da Ditadura”, um diálogo que se iniciou em março, quando Fortaleza recebeu o Grupo Arte Callejero, coletivo argentino em atuação há dezesseis anos, precursores dos escrachos a genocidas do período de exceção (1976-1983).
Com programação que agregou palestras, oficinas e intervenções urbanas, o nos apresentamos na Ex-ESMA, antiga Escola de Mecânica Armada, utilizada como centro de tortura durante o período ditatorial, e, atualmente, espaço de memória e resistência; e, também, no IUNA (Instituto Universitario Nacional del Arte).
Essas fotos são apenas uma pequena parte do repasse que prontamente faremos no nosso Ateliê no Bairro do Benfica. Em breve vocês poderão ter acesso a livros, vídeos e diversos outros materiais e vivências trazidas da terra de nossos hermanos.
Coletivo Aparecidos Políticos
aparecidospoliticos@gmail.