Coletivo Aparecidos políticos inaugura hoje espaço de ativismo criativo

O Coletivo Aparecidos Políticos realiza a inauguração do Aparelho – Espaço Criativo por Memória, Verdade e Justiça, hoje (08), a partir das 17h, no bairro Benfica. O evento contará com abertura de suas exposições, homenagem, sarau, show de voz e violão. O Acesso é gratuito.

 

Aparelho

A nomenclatura era tradicionalmente usada, durante a Ditadura Militar, para designar refúgios (casas ou apartamentos) utilizados por militantes que combatiam o sistema autoritário vigente no período. O Aparelho eu administrado pelos Aparecidos Políticos tem como proposta a concentração de artistas, movimentos sociais e cabeças criativas de Fortaleza. A escolha do nome é uma forma de ressignificação de seu uso tradicional, de forma a gerar mobilizações em prol das liberdades políticas e de outras pautas defendidas Coletivo Aparecidos Políticos.

 

Aparecidos Políticos

Criado em 2010, o Coletivo Aparecidos Políticos trabalha com a relação arte e política, com um “artivismo” voltado principalmente para a reinvindicação dos direitos e de mais respeito aos vitimados pela ditadura militar no Brasil. O grupo acredita na arte como meio político de protesto e reclame fundamental para o não soterramento do passado e para a construção de novas realidades.

O resgate histórico promovido pelo grupo inclui o rebatismo de ruas, praças e auditórios que possuem nomes de agentes que torturaram e cometeram outros crimes em nome do Estado durante o período ditatorial; homenagens aos que resistiram ao sistema, tendo por isso alcançado a condição de desaparecidos políticos; intervenções em muros e outros espaços públicos e ações de rádioarte.

 

Programação

18h – Abertura Exposição ‘Sacro Rebellis’ de Rafael Limaverde e da exposição “Memória, Verdade e Justiça no Brasil e Argentina” do Coletivo Aparecidos Políticos.

18h30 – Ato de Retificação do Atestado de óbito de ODIJAS CARVALHO. (Oficialização e confirmação de morte em decorrência de tortura no DOPS)

18h45 – Sarau: Palavras dos Tempos com Vanéssia Gomes e imagens de Victor Augusto.

19h – Voz e Violão Joyce e Matheus

 

SERVIÇO

Inauguração do Aparelho – Espaço Criativo por Memória, Verdade e Justiça

08 de novembro do 2013, a partir das 17h

Local: Aparelho (Rua Instituto do Ceará, 164 – Benfica).

Mais Informações na fanpage do Aparecidos Políticos

Acesso gratuito.

Fonte: http://www.radiouniversitariafm.com.br/component/content/article/8-destaques-do-site/1854-coletivo-aparecidos-politicos-inaugura-hoje-espaco-de-ativismo-criativo

Deixe um comentário