É com grande alegria que anunciamos o mais nosso novo projeto:
Arte Guerrilha Urbana contra a onda conservadora
Inspirados no ‘Minimanual do Guerrilheiro Urbano’ escrito pelo inimigo público nº1 da ditadura militar, Carlos Marighella, em 1969, o coletivo de arte ativista “Aparecidos Políticos” lançará o “Minimanual da Arte Guerrilha Urbana” com o objetivo de demandar do Estado brasileiro o cumprimento das recomendações do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade assim como expor algumas técnicas de ação, aliando arte e política, no intuito de barrar as recentes ondas de conservadorismo. O projeto, a ser lançado inicialmente em seis cidades, foi contemplado dentro do edital Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição.
Nascido em Fortaleza-CE, em 2010, depois de presenciar a chegada dos restos mortais do desaparecido político Bergson Gurjão e de observar homenagens concedidas a militares que atuaram na ditadura, o grupo vem realizando exposições e intervenções, no Pará, Pernambuco, Distrito Federal, São Paulo, Ceará, e inclusive na Argentina, sobre a importância da justiça de transição de uma ditadura para uma democracia. O coletivo já recebeu algumas premiações como a do histórico 65º Salão de Abril e uma homenagem da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
O coletivo realizará lançamentos e oficinas em Teresina (PI), Marabá (PA), Tefé (AM), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Fortaleza (CE), onde distribuirão, gratuitamente aos participantes, o Minimanual da Arte Guerrilha Urbana e realizarão intervenções urbanas baseadas nas ideias do livro. No final da turnê, um vídeo será produzido com o registro de todo o processo.
O primeiro local a ser visitado já está agendado. Em 4 de maio, somando com as mobilizações do dia do trabalho, viajam para Marabá, no Pará. O lugar foi escolhido pelo fato de ter sido palco da Guerrilha do Araguaia (1967-1974). Os acontecimentos relacionados àquele período levaram o Brasil a ser condenado, em 2010, pela Corte Interamericana, por não averiguar os crimes de desaparecimento forçado e ocultação de cadáver – crimes que não prescrevem.
A guerrilha hoje, de lá, será outra: por memória, verdade e justiça e contra a onda conservadora.
Serviço:
Projeto Arte e Guerrilha Urbana – livro, oficina e intervenções
Marabá-PA (4 e 5 de Maio) – no auditório da UNIFESSPA, a partir das 9h
Evento: https://www.facebook.com/
Teresina-PI (21/Maio)
Evento: https://www.facebook.com/
Tefé-AM (13/Junho)
Evento: https://www.facebook.com/
Fortaleza-CE (27/Junho)
Evento: https://www.facebook.com/
Brasília-DF (Junho) (dia a definir)
João Pessoa-PB (Junho) (dia a definir)
Veja como participar:
www.facebook.com/
site – www.aparecidospoliticos.co
Twitter: twitter.com/appoliticos
email: aparecidospoliticos@gmail.
Obs: O Minimanual será disponibilizado em breve digitalmente. Por enquanto só está disponível um Trabalho de Conclusão de Curso que deu ensejo ao livro.